Álbuns



Neste cantinho podem ver alguns álbuns que realizei 
e saber um pouco mais sobre as suas características.

Os álbuns aqui apresentados são todos feitos à mão, desde o exterior até ao interior. Alguns inspirados em vários artistas, outros nas colecções de papéis adquiridas e,
ainda, outros inspirados na natureza.

É impossível conseguir fazer um álbum igual, no máximo, consigo fazer um álbum parecido.

As capas dos meus álbuns normalmente são forradas em tecido e poderá levar uma costura feita à máquina. Mas, também, gosto de fazer, capas forradas com papel de scrapbook, principalmente em álbuns de 15x15 cm.

A largura das lombadas vária muito consoante o número de páginas e o tipo de interatividades utilizadas. Quanto maior o número de páginas e de interatividades, maior a largura da lombada.

O interior pode ser simples ou então cheio de interactividades, podendo mesmo ter elementos em pop-up. Mas quanto mais complexo mais caro o álbum fica. 

A parte mais divertida é a decoração…podemos realizar álbuns muito simples com espaços para journaling e fotografias, ou então, álbuns com diversos elementos decorativos que transformam cada página num mundo mágico. Esses elementos podem ser costura tecidos, goma eva, stickers, washing tape, botões, madeiras…entre muitos muitos muitos outros.

O número e o tamanho das fotografias a adicionar nos álbuns, muitas vezes, é que influência na decoração e nas interactividades. Posso fazer álbuns com menos de 40 fotografias ou então com 100 fotografias. Mas, mais de 100 fotografias não aconselho, pois torna-se um álbum muito pesado. 
Mas não é impossível! 
Eu já realizei um para guardar cerca de 200 fotografias.

Quando tenho as fotografias comigo, faço a decoração tendo em conta as suas cores e tamanho. Quando não tenho as fotos deixo um espaço para as introduzir posteriormente.  

Agora veremos os diferentes tipos álbuns que já realizei:

Álbum 25x25cm

Como exemplo apresento o álbum que realizei para a minha filhota Beatriz quando tinha apenas 7 dias de vida. Ele apresenta uma capa forrada em tecido com costura à máquina. E para decorar a capa, além de papéis de scrapbook, fiz uma moldura para colocar uma foto. 
O seu interior é composto por 7 folhas, ou seja 16 páginas decoradas, cheias de interactividades e diversos elementos em pop-up. Neste caso, introduzi 88 fotografias, mas poderia introduzir espaço para cerca de 100 fotos.

Capa do álbum 

Lombada do álbum
Pop-up molduras
Pop-up com fotos


Álbum 25x16cm

Gostei muito do resultado deste tipo de álbum! Neste caso, a capa foi forrada em tecido de cor verde, costurado à máquina e para a decoração utilizei um kit de scrapbook, composto por papéis e stickers. Este álbum apresenta 4 folhas no seu interior, ou seja 10 páginas decoradas. Cada página apresenta diversas interatividades, como por exemplo bolsos para introduzir tags, onde dá para adicionar fotografias. No total, tem espaço para cerca de 98 fotografias, mas é possível colocar mais.

Capa do álbum 25x16 cm

Interior do álbum 25x16 cm


Álbum em formato A4

Eu adoro a colecção de papéis de scrapbook que utilizei neste trabalho. 
Para mim ficou super fofinho!
A capa do álbum foi forrada em tecido e costurada à máquina. O interior é composto por 5 folhas, ou seja 12 páginas decoradas com diversas interactividades. Por exemplo, criei um pequeno bolso utilizando o tecido da capa para introduzir uma tag. Neste álbum, dá para introduzir 70 fotografias de diversas dimensões, sendo as mais pequenas de 5x5cm.

Capa de álbum

Pormenor da capa

Pormenor da decoração do interior
Página interior do álbum



Álbum 20x20cm

Este é o formato de álbum que mais utilizo! Já fiz para o registo do primeiro ano de vida de bebé, em estilo “vintage” e para os primeiros 24 dias de Dezembro (aiai… a espera do Natal). 
Todos foram forrados em tecido sem costura à máquina.
Normalmente, neste tipo de álbum, faço o miolo com 5 folhas, ou seja 12 páginas decoradas com interactividades. E é possível inserir espaço para cerca de 100 fotografias. Tirando o do Natal que deu para introduzir cerca de 200 fotografias.

Fecho do álbum Vintage

Capa do álbum 

Contra-capa do álbum

Álbum 15x15cm
Estes álbuns ficam sempre um mimo e super diferentes! 
O mais interessante é quando sai um pouco do formato 15x15. Como acontece com o exemplo que mostro abaixo, uma pequena casa de passarinhos. 
A capa deste álbum foi forrada com papel de scrapbook e o miolo foi estruturado para ficar idêntico à capa do álbum. Ao contrário dos álbuns anteriormente apresentados, o miolo foi costurado a lombada à mão com linha de crochet.
O interior deste tipo de álbum pode ser composto por 6 folhas, fazendo um total de 14 páginas decoradas, de modo a introduzir fotos ou fazer journaling. Neste tipo de álbum é possível inserir espaços para cerca de 40 fotografias.

Capa do álbum

Interior do álbum 

Interior do álbum



Fazer um álbum de scrapbook pode sair um pouco caro, principalmente quando é cheio de interactividades e elementos decorativos. Mas é trabalho fantástico, feito à mão, único e cheio de carinho da scrapper que o realizou.

Espero que tenham gostado deste espacinho!

Claro que esta lista está sempre a crescer, mas estejam descansados que vou atualizando :)

Se tiverem uma sugestão para um novo formato, por favor, partilhem comigo!


Beijinhos gigantes,  

da Ana 


Comentários

  1. Oi quero aprender a fazer essa capa dos álbuns com costuras , vc ensina ou tem algum curso online? Seu trabalho é lindo! Cássia Coral

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cássia,
      Ontem publiquei o primeiro de três videos do passo-a-passo de um dos meus álbuns costurados.
      Está no meu canal do youtube com acesso gratuito.
      Aqui fica o link: https://www.youtube.com/watch?v=YQJ3n8Zomp8&t=24s
      Se tiveres alguma dúvida é só entrar em contacto comigo e tento responder o melhor possível.
      Espero que gostes!
      Beijinhos grandes,
      Da Ana

      Eliminar

Enviar um comentário

Escreva aqui :)

Mensagens populares